sábado, 10 de abril de 2010

Projeto é debatido em programa de rádio


No programa de rádio “Conversando com Walter Alves” desta semana, o deputado estadual Walter Alves (PMDB) recebeu a participação de mais ouvintes. O primeiro a falar foi Ricardo, de José Sarney, que é aluno de publicidade e perguntou mais detalhes do projeto que sugere a veiculação de propagandas institucionais nos cinemas de Natal, de autoria do peemedebista.

Walter explicou que a idéia é colocar as propagandas em todos os cinemas do Rio Grande do Norte. “Nosso projeto prevê sim a veiculação nas salas de cinema de propaganda de destinos turísticos. Só que a veiculação não será feita só nas salas de Natal, mas de todo o estado”.

E complementou, “então a pessoa que for ao cinema em qualquer local do Rio Grande do Norte verá propaganda de destinos turísticos como Tibau do Sul, Patu, Rio do Fogo, Parnamirim, Mossoró, São Miguel do Gostoso, enfim, de todos os municípios que tenham potencial turístico”.

O deputado explicou ainda que o projeto apresentado tem a clara intenção de divulgar municípios do RN que tenham potencial turístico em um processo chamado de interiorização do turismo. “É um projeto extremamente simples e eficaz. Já está implementado em outros estados e tem grande repercussão”, lembra.

A segunda participante, Gabriela, de Mossoró, é aluna do curso de direito. “Vi seu projeto no seu site, achei muito inteligente, mas gostaria de saber como isso será operacionalizado. O problema é que alguns municípios não têm infra-estrutura para atender a demanda turística”, afirma.

Quem ficará a cargo da regulamentação, da operacionalização do projeto será o Governo do Estado. “Então o Governo do Estado irá decidir como isso será feito. O lógico é que ele utilize a estrutura já existente da Secretaria de Turismo do Estado que dentre outras coisas ficará responsável pela gravação do material referente aos municípios. É claro que quem vai filmar não é o Estado, mas sim empresas que terão para isso um processo legal”, explica.

Em relação a infra-estrutura dos municípios, Walter confirmou a dificuldade que os municípios enfrentam. “Em alguns municípios a infra-estrutura ainda é fraca. O ideal era que todos os municípios tivessem uma estrutura pronta para atender o turista. Mas observe, vamos utilizar o exemplo de Pipa, em Tibau do Sul. Pipa era uma pequena vila que devido ao aumento do fluxo turístico, foi gerando cada vez mais oferta de hotéis, restaurantes, bares e toda a estrutura auxiliar para atender os turistas. O Estado pode e deve ser o vetor do processo. A iniciativa privada, vendo possibilidades de oferta, irá atendê-la. Esse é na realidade um princípio econômico. Governo e setor privado são partícipes do processo”.

E afirma, “acredito que com esse projeto, estamos dando uma contribuição ao turismo do estado e não só aquele já consolidado, mas também a destinos pouco explorados até porque não são vistos. Destinos como Galinhos, como Porto do Mangue, como Apodi e sua barragem, como Governador Dix-sept Rosado e suas cavernas serão mais vistos e sendo mais vistos serão mais frequentados e com isso dinamizarão suas economias”.

Outro assunto abordado foram os requerimentos apresentados ao longo da semana na Assembleia Legislativa (AL), como a instalação de um centro profissionalizante, a chamada Casa Brasil no conjunto Santa Emília em Natal.

Outro documento reivindica a construção de uma escola de ensino médio e uma viatura policial para Parnamirim, mais especificamente no Conjunto Residencial Parque Zona Sul.

Para Tibau do Sul foi exigido o aumento do efetivo policial e a padronização da feira livre do município.

Walter falou ainda um pouco sobre sua agenda política. “Nesta sexta-feira estive em São Miguel do Gostoso e no sábado estarei na Caprifeira de São Paulo do Potengi”, diz.

Finalizando, o peemedebista parabenizou todos os jornalistas pelo “Dia do Jornalista”. “Quero finalizar deixando um grande abraço a todos os jornalistas pela passagem do seu dia que ocorreu no último dia sete deste mês. Parabéns a todos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário