domingo, 28 de março de 2010

Conheça a Fundação Ulysses Guimarães

A Fundação Ulysses Guimarães uma instituio de direito privado, sem finalidade lucrativa, criada para constituir-se num centro de estudos de ciências políticas e sociais capaz de dar suporte técnico a um parlamento brasileiro independente, fundamentado em valores políticos, cuja base formada pelo exercício da democracia e da livre expressão.

A Fundação Nacional em Brasília - DF, funciona junto ao Congresso Nacional e mantém escritórios em várias capitais brasileiras, sempre em estreita interação com os parlamentares locais.

A Fundação possui corpo técnico próprio empenhado na produção de trabalhos específicos ou na discussão e administração de problemas do dia a dia, além de um vasto cadastro de colaboradores a ela vinculados pela coincidência do exercício de valores e princípios políticos.

Entre esses nomes encontram-se personalidades de notório saber e notável liderança nos campos das artes, da economia, das ciências jurídicas, sociais e política, da administração pública, do sindicalismo e principalmente políticos. Nomes que muito poderão contribuir para a consolidação de nossa emergente democracia.

A Fundação Ulysses Guimarães compartilha suas crenças com o Partido do Movimento Democrático Brasileiro, o PMDB, que assim as expressa:

*Compromisso fundamental com a democracia, princípio primordial e inarredável e instrumento insubstituível para assegurar a dignidade humana e a justiça social;
*Defesa intransigente do interesse nacional, concebido como interesse do povo brasileiro;
*Visão do cidadão como o valor básico da vida social e política;
*Visão do trabalho como fundamento da riqueza e do desenvolvimento com seus interesses sobrepondo-se aos do capital;
*Exercício da política como forma de desenvolver o país e melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos;
*Concepção de uma sociedade organizada por um estado de direito, com democracia e liberdade;
Visão do Brasil como País soberano e integrado ao mundo moderno.
*Estes princípios tornaram possível a consolidação da democracia, o fortalecimento das instituições e contribuíram para as grandes mudanças sociais e econômicas que colocaram o Brasil em situação de destaque junto as demais nações do mundo.
OBJETIVOS

Confirmando sua vocação de formadora dos conceitos norteadores da condução do país rumo ao desenvolvimento democrático a FUNDAÇÃO ULYSSES GUIMARÃES trabalha com os seguintes objetivos:

1. Produção de trabalhos e estudos voltados para o campo das ciências políticas, econômicas e sociais;
2. Formação e desenvolvimento de recursos humanos nas áreas das ciências sociais;
3. Pesquisas de opinião política;
4. Promoção de trabalhos e estudos na área de documentação, pesquisa e apoio a instituições científicas;
5. Assessoria política;
6. Trabalhos de análise econômica e política;
7. Desenvolvimento de projetos em cooperação com centros acadêmicos;
8. Disseminação de informações nas áreas das ciências políticas e sociais;
9. Incentivo à formação de lideranças políticas e à participação política de uma forma geral.
ATIVIDADES

Concretizando seus objetivos, a FUNDAÇÃO ULYSSES GUIMARÃES realiza, além de seus contatos e ações diárias, as seguintes atividades:

Revista Ulysses que reúne, em edição trimestral, idéias, ensaios, artigos, estudos, teses e outros trabalhos sobre problemas ligados à vida política nacional, discutidos livremente em suas páginas por alguns dos mais expressivos nomes da inteligência brasileira;

Programa de Formação Política, pelo Método de Ensino a Distância, oferecido gratuitamente em todo o território Nacional. O Programa conta atualmente com dois cursos, os quais podem ser solicitados nesta página.

Realização de concursos com premiação para trabalhos escritos dentro de temática ligada aos problemas nacionais, que objetivam incentivar o estudo e a participação política em todos os níveis;

Realização de seminários sobre assuntos conjunturais que objetivam permitir à militância política e ao cidadão comum acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos no Congresso Nacional com alto grau de informação sobre os diversos assuntos que lá são tratados;

Realização de pesquisas de opinião política que visam conhecer e acompanhar a percepção do cidadão sobre os diversos temas em discussão, bem como avaliar o desempenho dos parlamentares e do Congresso Nacional como um todo.

Para saber mais sobre a Fundação Nacional visite www.fugpmdb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário