quinta-feira, 25 de março de 2010

Núcleos do PMDB falam sobre formação política


Brasília – O PMDB Mulher e a Juventude do PMDB discutiram a importância da formação política nas bases do partido, durante o Seminário de Formação Política do programa de Ensino a Distância, realizado em Brasília nesta quarta-feira (24).

A primeira a falar foi a representante do PMDB Mulher, a secretária-geral Regina Perondi que lembrou a importância do debate sobre a questão do gênero. “Para mim homens e mulheres estão juntos, mas não é assim na sociedade. As mulheres também foram educadas a pensar assim”, afirmou.

Regina acredita que é fundamental um espaço para as mulheres falarem, como o disponibilizado pela Fundação durante o evento, mas ainda “a luta das mulheres não faz parte da agenda do PMDB, nem do estatuto, nem da maioria de seus dirigentes e parlamentares”.

Para a secretária-geral, a discussão deve transcender a questão de sexo e deve estar na consciência das pessoas, independente de ser homem ou mulher. “Nós queremos parceiros e parceiras nesse debate, sobre o conceito de gênero, para entender as relações de poder que geram a contraposição entre mulheres e homens. Valorizando as questões de gênero estaremos valorizando as mulheres nas questões políticas”, concluiu Regina Perondi.

Juventude – O presidente da Juventude do PMDB nacional, Gabriel Souza, disse que “a população está cansada do sistema político, que está viciado e privilegia quem tem mais condições estruturais para ganhar eleições”.

Gabriel defendeu que partido político é um canal de expressão da sociedade, por isso o deve saber o que ela quer e pensa. Ele lembrou que o programa partidário deveria ser o regente das ações partidárias. “Nosso programa de governo data de 1996 e o mundo mudou radicalmente nos últimos 14 anos”, declarou Gabriel.

A formação política tem papel fundamental na renovação do partido e da política, segundo Gabriel que afirmou ser “uma revolução silenciosa”.

Gabriel informou que grande parte dos mediadores estaduais do Ensino a Distância são jovens de 16 a 35 anos. “Fundamentalmente temos como fazer, por meio do EAD, a juventude se filiar ao partido”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário