quarta-feira, 31 de março de 2010

Deputado apresenta projeto que obriga execução de Hino do RN


Com o objetivo de divulgar, propagar e popularizar o Hino do Estado do Rio Grande do Norte, o deputado estadual Walter Alves (PMDB) apresentou um Projeto de Lei que torna obrigatório a execução do Hino do Rio Grande do Norte nas escolas públicas estaduais.

Assim, haverá o resgate das mais íntimas raízes do povo potiguar, a sua razão de ser e de existir, promovendo o resgate da memória histórica da sua gente e elevando através da educação na vida escola, a valorização da própria terra e das características regionais evocadas.

No projeto, Walter deixa claro que as escolas públicas da rede estadual de ensino deverão promover a execução do Hino do Rio Grande do Norte, uma vez por semana, no início de cada turno de aula, com a participação dos corpos docentes, discente e funcional de cada unidade.

Segundo o peemedebista, “não é de hoje a necessidade de se fomentar o sentimento cívico e patriótico no povo do Rio Grande do Norte. Daí a função do Hino Oficial do Estado, como real instrumento de exaltação do ufanismo local e valorização histórica, como ponto de partida para um autoconhecimento do povo, para o povo e pelo povo”.

Já em pleno vigor em Estados como Ceará, Pernambuco, Paraná e Minas Gerais, tal projeto de lei traz em si um conteúdo cultural inegável e a finalidade que é a mais eficiente formação cívica e patriótica dos jovens estudantes, como resultado quase natural que conhecimento do Hino Oficial do Estado vai propiciar.

Segundo Walter, “com a aprovação e sanção deste Projeto de Lei, a Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte levantará, mais uma vez, a bandeira da cultura do povo potiguar, que precisa ser munida de mecanismos de difusão, exaltação e propagação, como forma de se valorizar os sentimento cívico local e os valores mais íntimos da terra”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário