domingo, 21 de março de 2010

Garibaldi Alves lamenta fechamento de fábrica no RN


Brasília - O senador Garibaldi Alves Filho (RN) lamentou nesta quarta-feira (17) que, por causa de dívida acumulada, a empresa Alcanorte esteja desativada após 34 anos da sua fundação em Macau, no Rio Grande do Norte. A Alcanorte, empresa estatal que foi privatizada, era produtora de barrilha, matéria prima essencial para a fabricação de vidro e outros produtos da construção civil, e tinha capacidade para produzir 265 mil toneladas por ano.

Garibaldi informou que o Brasil consome 800 mil toneladas/ano de barrilha e a maior parte é importada dos Estados Unidos. O senador disse que, quando era governador do estado, em 1997, assinou contrato com duas empresas para que a Petrobras passasse a fornecer 130 toneladas de vapor por hora e gás natural para a Alcanorte, durante o prazo de dez anos.

O senador assinalou que foi tentado um novo financiamento junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o qual foi negado. Garibaldi disse que na terça-feira (16) procurou o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrieli, para saber se a empresa ainda tinha interesse em colocar a fábrica em funcionamento. Segundo o senador, Gabrieli disse que receberia as informações, mas não poderia garantir o fornecimento de gás.

- A vinte e um quilômetros da fábrica, se encontra instalada uma grande termoelétrica, em Alto do Rodrigues, que poderia perfeitamente assumir o fornecimento de gás. Não vou enganar os meus conterrâneos e dizer que, a essa altura, essa fábrica poderá renascer - afirmou

Nenhum comentário:

Postar um comentário